sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cinco coisas que eu não sabia antes de me mudar para o Canadá

Por: Fabiana Ferlin

Por mais que eu tenha pesquisado sobre o Canadá antes de vir para cá, devorado blogs e participado de infindáveis listas de discussão sobre imigração, descobri que é impossível conhecer de verdade um país antes de se morar nele por um tempo. Como sempre me perguntam sobre as diferenças entre Canadá e Brasil, resolvi enumerar alguns dos costumes e curiosidades que eu realmente não conhecia antes de chegar aqui. A lista ficou grande! Então, vamos aos cinco primeiros:

1 - Carregue sempre um par de meias

Que as pessoas têm que tirar o sapato para entrar na casa de um canadense, isso todo mundo já sabe. Aliás, um hábito super saudável e que foi adotado em nossa humilde residência assim que chegamos aqui. Agora o que eu não fazia a mínima ideia é de que não basta você tirar os sapatos. Precisa, obrigatoriamente, ficar de meias. Pé descalço na casa dos outros não é considerado de bom tom.

E eu, que adoro uma sandália, paguei vários micos ao visitar amigos canadenses no nosso primeiro verão por aqui. E pior era o Dimitri, que sempre saía de meia e tênis, mas acabava tirando a meia quando chegava na casa de alguém. Talvez tenha sido por isso que uma vez, ao entrarmos numa festa de vizinhos, uma senhorinha, a matriarca da família, logo percebeu nossos dedões de fora e veio oferecer dois pares de chinelinhos coloridos para ficarmos "mais à vontade".


2 - Sério? Posso virar no farol vermelho?

Perdi as contas de quantas vezes xinguei esse bando de motoristas canadenses barbeiros que passavam no farol vermelho para virar à direita. Até que um dia descobri que eles não estavam fazendo nada de errado, pois isso é totalmente permitido pelas leis de trânsito daqui.

Se não houver nenhuma placa proibindo a conversão, o motorista pode entrar à direita mesmo com o farol fechado, desde que não esteja vindo nenhum carro nem pedestre atravessando. Demorou, mas entendi. E agora, mesmo com a carteira de motorista em mãos, não é difícil eu esquecer dessa regrinha e ouvir um chato buzinando atrás de mim.


3 - Linguiça com batata no café da manhã

Esse costume eu descobri rápido, logo no primeiro dia no hotel, quando chegamos em Vancouver. O café da manhã típico canadense não tem a clássica combinação americana de ovos fritos com bacon, que habitava meu imaginário culinário.

Aqui o que se come no café são as hash browns ou hashed potatoes, que são uma espécie de bolinho frito de batata em formato achatado, e a tal da sausage, que mais parece uma linguiça daquelas bem fininhas.

Eles até comem ovos, mas na forma de mexidão ou omelete, e também torradas. E é claro, não poderia me esquecer das panquecas, cobertas com manteiga ou maple syrup, a única iguaria legitimamente canadense.


4 - Dia de Ação de Graças no Canadá chega antes

Não que isso faça muita diferença, mas achei interessante saber o porque de o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, ser comemorado mais cedo no Canadá. Aqui a celebração para agradecer pelas bençãos e pela colheita abundante acontece na segunda segunda-feira de outubro, enquanto nos Estados Unidos o feriado é na quarta quinta-feira de novembro.

A explicação tem origem no próprio clima canandese. Por ser um país mais frio, o Canadá tem sua colheita antes do país vizinho. E para mim também foi novidade ver a entrada das casas decoradas com girassóis e simpáticos espantalhos nessa época do ano.


5 - De pijama na lavanderia

Bom, aí já não sei se esse é um costume canadense mesmo ou se essa esquisitice acontece só aqui onde moramos. Como meu prédio tem lavanderia coletiva, sempre encontro meus vizinhos desfilando em trajes, digamos, inusitados por lá. E eu não estou falando daquela roupa velha e desbotada que a gente usa para fazer faxina ou ficar em casa de bobeira. O pessoal sai de pijama mesmo.

Já vi de tudo: roupão com estampa de alce, pantufas de dinossauro, pijamas listrados de flanela. É como se estivessem na área de serviço da própria casa e não em uma área comum do condomínio. Eu até queria ter esse desprendimento todo do canadense. Mas são apenas três anos e meio aqui. Um dia eu chego lá.

16 comments:

Anônimo disse...

Amei tudo. O café da manhã, o desprendimento da lavanderia, a passagem do sinal vermelho ...

Espero logo logo também descobrir mais coisas divertidas como essas !

Fabiana Ferlin disse...

Olá!
Tenho certeza de que vai se divertir muito com essas descobertas!
E essa é uma das coisas boas de se viver num país diferente, pois aprendemos algo novo todos os dias. :)

Marlon Alcântara disse...

Muito legal mesmo! Isso é algo que sempre curto saber sobre a cultura canadense!

Espero ver mais listas dessas. Ganhei o dia em pesquisas canadenses depois desse tanto de experiências que trouxe pra gente.

(:

Fabiana Ferlin disse...

Oi Marlon!
Que bom que gostou. :)
Tem mais, sim, é que não dá pra colocar tudo de uma vez. hehe

Tous les quatre disse...

Um dos melhores posts dos últimos tempos! Aguardamos ansiosamente pelos próximos itens da lista. Abraços!

Gleice Elen disse...

kkkkkkk.... Muito legal descobrir as curiosidades de um lugar!

Unknown disse...

nossa do sinal é dificil acostumar em ,ja isso de pijamas deve ser ate divertido Fabiana kkkkk ,mas uma super dica é das meias, por educaçao,muito boas dicas

Unknown disse...

Ha ia esquecendo feliz natal pra vcs todos do terra estrangeira

Unknown disse...

Eu adoro o Canadá! Meu sonho desde pequena e me identifico muito com essa cultura, adorei tudo!

André Abreu disse...

Vc poderia escrever mais sobre os hábitos e costumes dos canadenses.

Fabiana Ferlin disse...

Obrigada, Alan! Um ótimo 2013 para você também!

Fabiana Ferlin disse...

Oi Luana!
Então, venha pra cá que não vai se arrepender! :)

Fabiana Ferlin disse...

Olá André!
Pode deixar que já estou preparando uma nova listinha de costumes do pessoal daqui.
Abraços!

Anônimo disse...

hiahaih! Adorei!
Poxa, Fá! passear de pijama pelo condomínio é divertido, vai! Se eu soubesse teria feito isso quando estive aí! kkk (brincadeira)
Mas que vc deveria experimentar, ah isso sim!
bjsss

Unknown disse...

Adorei o post! Estou curiosa pra conhecer outros costumes...

Quando puder, posta mais!!

Unknown disse...

PArabéns Fabiana! Gostei muito das dicas.

Postar um comentário