segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Terra Estrangeira Podcast - Episódio 3 - FOB: "Fresh Off The Boat" - Dicas para Recém-Chegados ao Canadá



CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ESCUTAR O PODCAST 

O terceiro programa Terra Estrangeira, apresentado por Fabiana Ferlin, Julio Samico e Dimitri Kozma, fecha nossa trilogia de estréia sobre o Canadá. Com mais uma conversa cheia de bom humor e descontração, o assunto é FOB ou "Fresh Off The Boat", que é o termo que descreve os imigrantes que acabam de chegar ao país.

O programa está repleto de dicas para os recém-chegados ao Canadá. Quais são os primeiros passos para o imigrante? Quais suas impressões? Chegou a um novo país, e agora, o que fazer?

TERRA ESTRANGEIRA - EPISÓDIO 3 - ASSUNTOS
Opções para Compra das Passagens
A Chegada
Experiência do Landing
Agora você é um "Residente Permanente" e precisa tirar seus documentos:
- PR Card
- SIN Card - Social Insurance Number
- Health Care - Seguro Saúde Provincial
- Habilitação de Carteira de Motorista
Cursos de adaptação
Alugar desde o Brasil ou ficar em hotel/albergue?
Abrir conta em bancos

Seção COSTUMES DIFERENTES
O que é a bolha invisível?

Seção INGLÊS ESCONDIDO
"To dot the i's and cross the t's"
- Envie sua sugestão de nome para o nosso robô nos comentários do post.

Seção FUGINDO DO ÓBVIO
Lynn Canyon Suspension Bridge

LEITURA DE COMENTÁRIOS

LINKS RELACIONADOS E COMENTADOS
Craigslist
YMCA
BCA - Brazilian Community Association

Duração: 1 hora e 50 minutos

COMENTE!
Gostou do podcast? Tem dúvidas? Questões? Comentários? Queremos sua opinião! Faça seus comentários no site, no post deste programa! Seu feedback é muito importante para a gente! Vamos ler os melhores comentários e responder durante o programa.

RSS e iTunes
Assine o feed do TERRA ESTRANGEIRA no seu agregador de RSS ou no iTunes. O endereço do feed de nosso podcast é:
http://feeds.feedburner.com/terraestrangeirapodcast

O QUE É O TERRA ESTRANGEIRA?
Terra Estrangeira é o seu podcast internacional sobre viagem, imigração, intercâmbio e turismo. Apresentado por Fabiana Ferlin, Julio Samico e Dimitri Kozma
Escutem, comentem e compartilhem!

Página do Terra Estrangeira no Facebook
Página do Terra Estrangeira no Twitter

Autores: Fabiana Ferlin, Julio Samico, Dimitri Kozma

ESCUTAR EPISÓDIO
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3.

Clique no player abaixo para escutar o podcast:


Download do podcast em MP3 aqui


42 comments:

Anônimo disse...

Oi Pessoal, tudo bem?
Venho aqui mais para agradecer o empenho de vocês em manter um programa como o Terra Estrangeira. Depois que a pessoa imigra acaba, até com razão, se preocupando mais em tocar a vida do que em mandar notícias aos que ainda estão na expectativa. Estão mais do que curtidos!

Somos de Recife mas estamos no Rio há 2 anos e sentimos muita falta de ter amigos, de ter mais companhia. Tem sido muito complicado criar novos laços de amizade por aqui, os de verdade e não apenas superficiais. Por isso também é muito bom escutar o programa de vocês, me sinto conversando com os meus amigos e o sotaque do recifense aí ajuda! hehehe
Bom, a gente sabe que cada povo é um povo e que varia muito até mesmo de cidade pra cidade.Mas vocês acreditam ser possível conquistar novos amigos por aí? As pessoas são acessíveis? Pretendemos ir para Montreal e estamos quase nos 30.
Fiz intercâmbio para a Alemanha na faculdade e nem lá me senti tão sozinha quanto aqui.

Como sugestão vocês poderiam falar mais sobre o processo de imigração para o Canadá mas pela província do Quebec.(E de como o processo vem ficando mais e mais longo, já chegamos aos 19 meses e ainda não recebemos nem a solicitação dos exames de saúde).
Bom, mas uma vez obrigada pelo programa e parabéns!
Tereza

Anônimo disse...

Olá!

Mais uma vez parabéns pelo trabalho que vcs estão realizando, sempre com um grande leque de informações detalhadas que fazem diferença. Gostaria que no próximo podcast meu amigo Dimitri falasse um pouco da área de desenvolvimento de games e sobre o mercado de trabalho neste ramo aí no Canadá.

Vlw! Abraços!

Jonatas

Thiago Aquino disse...

Nome pro robô, Rob, simples (como se fosse o diminutivo do nome inglês - Robert).

Fabiana Ferlin disse...

Olá Tereza!
Super obrigada pelos comentários!
Acredito, sim, que é possível fazer novas e verdadeiras amizades quando se muda de país. Geralmente é mais fácil o contato com outros imigrantes, tanto do Brasil quanto de outros países, pois todos estão "no mesmo barco". Todos nós, imigrantes, ficamos muito mais abertos a conhecer outras pessoas:)
Eu mesma posso dizer que fiz muito mais amizades nesses três anos em que estou aqui do que nos últimos dez anos que passei no Brasil.
E sobre Quebec, já temos um programa gravado sobre a imigração para a província e sobre Montreal. Tenho certeza de que você vai adorar!

Fabiana Ferlin disse...

Obrigada, Jonatas!
Sugestão anotada. Dimitri tem muito para falar sobre esse assunto, sim.
Abraços!

Fora de Sintonia disse...

Bom sou obrigado a fazer uma critica. E acho que vocês não vão gostar. Mas preciso fazer. 1 hora e dez de programa é muito POUCO. Tem que ser umas 3 horas no minímo. heheheh. Ficou muito bom. O ambiente que me deu a impressão foi aquele de receber bons amigos em casa.
A MÚSICA!! Não sai da minha cabeça ainda. heheh
Peço por favor dar uma enfase nessa questão de pessoas que imigraram com mais de 40 anos.
E também quem imigrou como empreendedor/investidor para abrir negócios ai.
Pizza Brasileira (o formato) vocês acham que poderia ter chances de sobrevivência? Esfiha aberta (nada de habibs porcaria e que de azia) tem ou acham que pode dar resultado? Sou empresário da área e penso em algo assim.
Obrigado.

Fabiana Ferlin disse...

Ufa! Li só a primeira linha e já fui me preparando psicologicamente...
Hehehe, obrigada mesmo pelas palavras e pelo incentivo. E olha que estávamos nos policiando para o programa não ficar tão longo. Mas é tanto assunto que, se deixar, fica com 3 horas mesmo. :)
Existem muitas redes de pizza por aqui (Vancouver e região), mas nenhuma tão boa quanto a brasileira e também nenhum rodízio. A melhor pizza que comi foi numa pizzaria italiana, que serve a la carte.
Não sei como seria um rodízio seria recebido pelos canadenses, mas os brasileiros iriam com certeza.
Agora se você abrir uma casa de esfihas por aqui (das boas) e vou bater ponto lá toda a semana! :)

Abraços!

Fabiana Ferlin disse...

Opa! Já entrou para a lista de sugestões. ;)
Obrigada e abraços!

Alexandre Lima disse...

Pessoal Parabéns pela iniciativa ! Que nos deu uma alternativa superdivertida à outros podcasts "mais sérios" e dando detalhes do cotidiano da vida (por enquanto) do Canadá.

Sugestões de nome para o membro cibernético do Terra estrangeira ... Maplebot ! ..... ou Canabot .... kkkkk este último poderia até ser Barman !!!

Sou de Recife e pretendo imigrar para Canadá em dois anos (tempo para eu terminar faculdade de Sistema de informações) apesar de ser funcionário público. Invejo o clima do Canadá pois aqui na terrinha o sol ta de rachar!!!!!!! A propósito o Milkshake Ovomaltine do Bobs fica ainda mais gostoso neste calor!!! :-)

Abraço a todos!!

Fabiana Ferlin disse...

Opa! Outro conterrâneo do Julio!
Ah, não reclama do calor daí, não. Porque aqui já está começando a esfriar e aí quem vai invejar sou eu. :)
Canabot ficou engraçado! Nomes na lista, já!
Abraço,

Renata Moura disse...

Eu que estou aqui curiosa para saber o nome do robô, achei ROB bem legal!!

Fora de Sintonia disse...

PODCAST!! EU QUERO PODCAST!!!!!
FAÇAM MAIS!!!!! E com 6 horas de duração. Tudo bem 3 horas ficará bom.
O que você poderiam fazer se me permitem a idéia. Seria o seguinte:

Imagine uma mesa, com um bom microfone bom no meio. Porém com vários pessoas ali conversando, mordendo um belisco algumas saindo até para ir no banheiro não tem problema (chame de saída técnica, heheh).
Algo como se fosse uma mesinha de bar aqui no Brasil, Poem até um banner de fundo da avenida Paulista, ou de uma da lindas praias do Rio de Janeiro, etc.
E o assunto desenrola, eu acho que é isso hoje que faria uma grande diferença sobre outros podcasts.
O assunto se desenrola naturalmente.
E não esqueça de colocar uma Câmera para filmar e por no youtube também. Pois quando for podcast você filtra o vídeo editando e voilá.
Abraço, e vou tomar meu remédio tarja preta que já está perdendo o efeito. heheheh

Fora de Sintonia disse...

Sim, esqueci.
Traga um profissional que se qualificou ai. Por exemplo, um dentista, um médico, um engenheiro.
Alguém que virou empreendedor abrindo uma empresa.
E façam no formato que descrevi, eu acho que ficaria marcante e muito visualizado.
Além de os senhores virarem celebridades, pois todos são muito fotogênicos. Tudo bem com exceção do Dimitri e do Julio (heheheheh).

Gibby disse...

Olá a todos do podcast Terra Estrangeira, adorei o novo projeto de vocês! Gostaria de saber se o Canada Diário acabou.

Carol disse...

Olá! Acho que você captou bem a fórmula do Terra Estrangeira, heim?! É quase nessa dinâmica que gravamos o programa. Só temos um cronômetro que não nos permite gravar um episódio que tenha seis horas de duração. =(
Sobre filmar a conversa, é uma boa sugestão a ser avaliada. A sugestão de entrevista com os profissionais também é ótima.
Obrigada pela sua audiência! :)

Fabiana Ferlin disse...

Oi Gibby!
O Canada Diario foi sempre muito divertido de fazer, mas como nosso foco agora eh o Terra Estrangeira, um projeto muito mais abrangente, o antigo videoblog vai ser descontinuado.
Mas os videos ainda podem ser vistos aqui no site do Terra Estrangeira.
Abracos e obrigada!

Renata Moura disse...

Olha... essa questão do toque...
Tudo tem suas vantagens e suas desvantagens...
Nesses países onde o "toque" é proibido, a fila do banco tem uma distância entre uma pessoa e outra muito mais agradável. E eles podem ir na sauna pelados e sabem se respeitar, porque existe essa distância interpessoal garantida.
Tem vários estudos sobre isso.
Se você tocar na cabeça de uma criança na Tailândia, você vai ter problema...
E essa coisa de se beijar também depende de onde você vai. Tem lugares em SP onde isso também não é bem visto...
Ou seja, cada lugar, seus modos e costumes. E há vantagens e desvantagens em todos os lugares.

Fabiana Ferlin disse...

Bom, por segurança, o melhor é sempre observar o comportamento dos locais e evitar cumprimentos muito calorosos, aqueles bem ao nosso estilo brasileiro. ;)

Beijos!

Anônimo disse...

Olá pessoal, estou adorando o podcast de vocês!!! Muito informativo e com um toque descontraído dos participantes, bastante divertido.

Eu gostaria que vocês falassem um pouco mais da experiência profissional de vocês, as dificuldades que encontraram em encontrar o 1° emprego em suas respectivas áreas de atuação ou se tiveram que começar em outras áreas e etc...

Estou me formando em Ciência da Computação dentro de um ano e meio. Pretendo começar o processo de imigração assim que estiver com a documentação da faculdade pronta, espero que tenha trabalho para esta área pois estou bem animado e tentando convencer a noiva a ir comigo(Bióloga).

Abraço e parabéns pela iniciativa! :)

Fabiana Ferlin disse...

Olá!
Esse tema, sobre mercado de trabalho e busca do primeiro emprego, já está na nossa pauta.
Aproveite esse tempo que você tem antes de iniciar o processo para pesquisar bastante sobre o país e até fazer uma viagem para cá com a noiva. De preferência no verão, pois aí fica mais fácil de convencê-la. :)
Abraços e obrigada pela audiência

Anônimo disse...

Engenharia é das profissões mais comuns para imigrantes no Canadá.
Vou seguir então aguardando, se conseguirem trazer um Engenheiro para nosso PodCast. Também sigo na Área e pretendo imigrar assim que melhorar minha bagagem de conhecimento.

Parabéns pela iniciativa. Torço muito por esse novo projeto continuar crescendo muito!

Abs
Att: Marlon Alcântara

Fabiana Ferlin disse...

Olá Marlon!

Conhecemos alguns engenheiros que trabalham na área aqui em Vancouver. Quem sabe eles aceitam participar.
Obrigada pela sugestão e abraços!

luislacombe disse...

Legal demais as dicas... Aqui começou a contagem regressiva para mudança pro Canadá... em 2015 estarei aí. Abraços.

Mariana disse...

Vocês estão de parabéns, o podcast tá muito informativo e útil. Não esperava encontrar um site tão completo e com pessoas que moram em Vancouver também.
Tenho 23 anos, sou de Recife (mais uma haha) e estou estudando inglês em Vancouver há três meses e inicialmente meu visto é de um ano (study + work). Acontece que eu estou apaixonada por esse lugar e pretendo imigrar. Tô estudando as possibilidades de imigrar legalmente como skilled worker (sou formada em adm). Eu não sei se eu posso já que estou dentro do país...acho que sim, né?

Enfim, valeu pessoal e obrigada pelas informações e bom humor. =)

Anônimo disse...

O PodCast vem sendo bem completo. Tenho divulgado a amigos que me perguntam sobre Canadá. Legal esse feedback pelas postagens no site.

Uma dúvida que eu também trazia dos tempos de Canada Diário(Youtube):
qual nome da música que tocava nesse vídeo do Episodio 037?
https://www.youtube.com/watch?v=d4GZtaVDjTI&feature=channel&list=UL

Abraços.
Parabéns por esse tanto de Canadá que vcs vêm nos trazendo.


Att:
Marlon Alcantara

Anônimo disse...

Ola! Bom dia minha gente! Acabei de escutar o "FOB" e pra mim foi muito importante as dicas e todos os seus comentarios Sobre a imigração.

Sempre tive vontade de imigrar para outro País, e sempre quiz conhecer o Canada e descobri porque a bandeira tem uma folha nela e qual a importancia dela! Agora que descobri a existencia do processo de imigração para o canada, imigrarei para este País. Claro que pençamento positivo só não basta! Pra mim falta o Inglês que o meu é pouco ou melhor! Quase nenhum e terminar a minha faculdade.

Queria saber sobre o mercado de trabalho no ramo de TI, pois está é minha area de atuação.

A questão da experiencia na area que a pessoa atua, tem que ser comprovada em carteira de trabalho?

Claro que eu não poderia esquecer! Um super parabêns pela iniciativa de vocês! acompanho vocês a algum tempo, Ja assisti quase todo os Videos diarios. E estou super empolgado para imigrar. e parabêns pelo filho de vocês

ATT: Sandro Luiz

Fabiana Ferlin disse...

Oi Marlon!
Obrigada por ouvir e divulgar! Isso é muito importante para nós!
Ah, a música que toca nesse episódio é "Emmène-moi", de uma cantora canadense chamada Marie-Mai. :)
Abraços!

Fabiana Ferlin disse...

E você vai ver como passa rápido! :)
Boa sorte, Luis!

Fabiana Ferlin disse...

Oi Mariana!
É possível, sim. Conhecemos pessoas que entraram com o processo de imigração já morando por aqui.
Obrigada pelos comentários.

Fabiana Ferlin disse...

Oi Sandro!
Então, no processo de imigração, você precisa provar de alguma forma a sua experiência. Não necessariamente com a carteira de trabalho, pois se você é autônomo, pode provar com contratos, esse tipo de coisa.
Com planejamento e vontade tudo dá certo, você vai ver!
Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janayna Olenick disse...

Ficou ótimo o podcast pessoal.
O áudio está ótimo, continuem assim que você vão longe.
Beijos

Carol disse...

Oi Janayna!
Obrigada pelo feedback positivo! :)
Receber um comentário como o seu nos dá ainda mais estímulo para fazer o cast!
Beijos

Anônimo disse...

gente muito bom esse blog...adorei

Carol disse...

Obrigada!
Espero que também goste de outros posts. :)

Carlos Alberto disse...

As dicas sobre os primeiros dias de chegada ao Canadá do episódio 3 do Podcast Terra Estrangeira era justamente sobre o que precisava saber. Informações inteligentes e muito bem humoradas. Em um próximo episódio se vcs pudessem comentar sobre a compra de carros usados (ouvi dizer que as despesas mensais com seguro são bem salgadas) seria também de grande utilidade. Um abraço e parabéns pelo sucesso novamente!!!

Carol disse...

Olá, Carlos Alberto!
Bom saber que o cast está informativo. Esta é a nossa maior preocupação.
As sugestões para falarmos sobre compra de carros e despesas mensais já estão anotadas. Falaremos disso em alguma edição.
Obrigada pelo comentário e pela audiência!
Um abraço!

Anônimo disse...

Sabem informar por favor, quais as áreas de emprego mais amplas ao mercado de trabalho canadense?

Anônimo disse...

Olá,
necessito de uma continuação deste podcast (muito bom por sinal) por favor!!! Minha grande preocupação é chegar no Canadá e acabar tendo de ser um trabalhador de sub-emprego!!! Por favor, necessito de dicas do que fazer assim que for à procura por empregos!!! Tenho muitas dúvidas do que fazer, qual profissão é ou não regulamentada, quais províncias aceitam a minha profissão...
Bom, se puderem ler o meu comentário, eu irei ficar muito grato, adoro os podcasts, que são muito informativos, mas quero muito saber sobre essa busca por emprego no Canadá e o que fazer.
Um abraço!

Anônimo disse...

Muito Bom...Parabens!

Unknown disse...

Oi pessoal um grande abraço aqui da espanha e tbem com muitas historias de imigraçao kkk 2 dias perdido na França e nos foi traduzir uma carta q escrevi um brasileiro por nao saber frances nem ingles jeje q estavam perdidos tbem kkkk

Fabiana Ferlin disse...

Olá Alan!
Você gosta da vida na Espanha? É um país lindíssimo e morro de vontade de visitar novamente.
Acho que todos nós imigrantes temos sempre boas histórias para contar. E é por isso que sempre recomendo a todos a experiência de se morar fora.
Obrigada pela audiência e continue nos acompanhando. :)

Postar um comentário