quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Programa Federal Skilled Worker volta a aceitar solicitações a partir de maio


(Por Carol Pacobahyba)

Sempre que falamos sobre imigração nos nossos podcasts recebemos muitos comentários e perguntas sobre o processo de imigração. E como tem muitas novidades sendo divulgadas pelo governo do Canadá, resolvi fazer alguns posts sobre as mudanças no Federal Skilled Worker Program (FSWP).

As mudanças no sistema de seleção do FSWP entram em vigor no dia 4 de maio de 2013, quando o programa será reaberto para receber  novas solicitações. Aí você me pergunta, isso é bom ou ruim? Isso é ótimo! Significa que se você, meu caro leitor, pretende dar entrada no processo de imigração, terá alguns meses para investir na proficiência do idioma - item que se tornou o fator mais importante no processo e representa mais pontos com as novas regras.

Outra mudança significativa é a redução no tempo de processamento do FSWP, que passará a ser concluído em alguns meses, em vez de levar alguns anos como acontecia. Essa medida foi tomada com o objetivo de garantir mais rapidez no processo, evitar atrasos e aumentar o número de pedidos atendidos por ano.

Entre as alterações estão:

- Exigência de patamar mínimo do idioma oficial e aumento de pontos para proficiência de língua oficial, tornando a linguagem o fator mais importante no processo de seleção;

- Maior ênfase sobre os imigrantes mais jovens, que são mais propensos a adquirir maior experiência canadense, estão em melhor posição para se adaptar às novas condições do mercado de trabalho, e que vão passar um maior número de anos contribuindo para a economia do Canadá;

- Introdução da avaliação de credenciais educacionais (ECA). Desse modo, os pontos obtidos no quesito educação refletirão o verdadeiro valor da credencial estrangeira no Canadá;

- Mudanças no processo de oferta de emprego, permitindo que os empregadores contratem candidatos rapidamente, se houver uma necessidade demonstrada no mercado de trabalho canadense;

- Outros pontos de adaptabilidade para a capacidade de linguagem de cônjuges e experiência de trabalho canadense.

Após análise das mudanças listadas acima, considero que o governo canadense está corrigindo e adaptando o programa FSWP de acordo com os resultados obtidos com os imigrantes que chegam ao país. Explico: muitos recém-chegados acabam entrando no país e encontrando barreiras como o idioma e o campo profissional. E isso tem sido prejudicial tanto para o imigrante quanto para a economia do Canadá. Por isso as regras têm mudado com frequência. A minha impressão é que o governo de lá tenta não prejudicar quem está dentro do perfil de cada visto, sem abrir muitas brechas para candidatos que não atendem aos requisitos necessários.

Agora, há dois novos passos para o sistema de seleção. Primeiro, os candidatos terão de comprovar que cumprem o limite de linguagem mínimo - que já é um fator conhecido pelos interessados. Segundo, os candidatos terão suas credenciais de educação avaliadas antes de chegar no Canadá, ou seja, uma lista de organizações de avaliação designadas pelo Ministério da Cidadania, Imigração e Multiculturalismo estará disponível para consultas. A avaliação educacional dos estrangeiros fornecerá aos recém-chegados uma compreensão mais realista da sua formação comparada aos padrões canadenses. É importante lembrar que essas mudanças não se aplicam a pessoas que se candidataram ao FSWP antes de 4 de maio de 2013, com uma oferta de emprego de qualificação ou para estudos de Ph.D.

Segundo o ministro Jason Kenney, "as mudanças no FSWP irão ajudar a garantir que os recém-chegados qualificados sejam capazes de contribuir  para a economia com todas as suas habilidades, o mais rápido possível. Isso é bom para os recém-chegados, bom para a economia, e bom para todos os canadenses".

Para ele, "o governo continua dando prioridade máxima ao emprego, ao crescimento econômico e à prosperidade a longo prazo". Por isso, os novos critérios do FSWP "garantirão que o Canadá selecione imigrantes qualificados à nossa economia, que são os mais propensos a ter sucesso e realizar plenamente o seu potencial no país".

O governo canadense também está trabalhando no desenvolvimento e na implementação de um modelo de Expressão de Interesse (EOI), ferramenta que dará aos empregadores o acesso a um banco de trabalhadores qualificados. Então, acredito que as melhorias para a grade de pontos FSWP são baseadas em uma grande pesquisa que tem mostrado consistentemente que proficiência na língua, qualificação e juventude são os fatores mais importantes para o sucesso econômico dos imigrantes.

9 comments:

Unknown disse...

Exelente noticia!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, muito legal o site novo, venho acompanhando desde o ano passado com os vídeos do diario Canada. Porém tenho dúvidas com relação ao mercado de trabalho Canadense, não sei onde encontrar informação com mais detalhes sobre trabalho, sempre acho uma lista de profissões mais aceitas, e a minha não está dentro, sou Engenheiro de produção e minha esposa é professora de inglês, tradutora e interprete. Se tiverem alguma dica de onde posso encontrar mais informação sobre trabalho eu agradeço. Bom 2013 para voces.

Carol disse...

Oi, Jose Luiz!
Realmente é difícil encontrar informações mais consolidadas sobre o mercado de trabalho canadense. A lista das profissões é mais divulgada até para que os interessados em imigrar possam vislumbrar algum espaço no mercado.
Sabemos, no entanto, que muitas vezes há nomeclaturas diferentes para uma mesma função. No seu caso, a função deve ser algo como "Engineering Managers". No caso da sua esposa não deve ser tão difícil arrumar emprego como intérprete...
De toda forma, esperamos fazer em um programa sobre o assunto.
Espero ter ajudado!
Abraços e um ótimo 2013 para você e sua família!

Julio Samico disse...

Talvez você encontre o que procura neste site: http://www.workingincanada.gc.ca/

Unknown disse...

Oi Carol e Julio, obrigada por ter respondido, Carol vou aguardar news no site e enquanto isso vou continuar procurando por mais informações e Julio sites de job searching eu sempre estou checando, só fico meio assim quais são as vagas abertas para imigrante, para canadense ou se tanto faz, mas valeu anyway!

Julio Samico disse...

Opa Jose Luiz, de nada. Estamos aqui pra isso. Hehehe. Então, a maioria esmagadora das vagas de trabalho não exclui o imigrante. Na verdade, o imigrante tem praticamente todos os direitos de um cidadão canadense (vide o site oficial http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/about-pr.asp#pr_cannot). Abraços.

Unknown disse...

Nossa cada vez mais me encanto para ir quinta falei com uma chilena que esta aqui na espanha e ela disce q foi por seis meses e vai outravez com o visto ja arrumado ela trabalhou para uma empresa de chile e deu tudo certo ,agora vai voltar em julho pra ficar e disce q o melhor é mesmo entre Vancouver e Calgary que tem um amigo que teve por todo o canadar e comentou q para trabalho calgary esta muito bem ,abraços pessoal e vamos praticar mais o ingles

Bianca disse...

Olá! Alguém sabe me informar se para imigrar eles aceitam o Academic Ielts?
Obrigada!
Bianca

Postar um comentário