sexta-feira, 5 de abril de 2013

Terra Estrangeira Cast 15 - Vida em Angola




É proibido tirar fotografias nas ruas em um país em que uma pizza custa mais de 50 dólares ao mesmo tempo em que um saco de 20 quilos de lagosta custa menos de 10 dólares.

Conheça curiosidades de Angola, um país que não é exatamente um destino turístico, mas que carrega muitas contradições e histórias interessantes que já fazem valer a pena escutar o programa da semana.

Nosso convidado Daniel Costa, que trabalhou em Angola por muito tempo, conta tudo sobre este país africano que foi dizimado pela guerra civil e que está se reconstruindo.

Angola foi colônia portuguesa até 1975. A queda da ditadura em Portugal, em 1974, acelerou o processo de independência das colônias portuguesas.

Vida em Angola - Daniel Costa

Por que ir para Angola?
Planejamento
Visto / Imigração
Opções de cias. aéreas, escalas
Hospedagem
Luanda
Moradia
Custo de vida
Locomoção
Transporte público caótico
Trabalho / Emprego
Salário / Impostos
Dia a dia
Saúde / Expectativa de vida
Adaptação
O povo angolano
Estilo de vida
Diversão / Lazer
Pontos turísticos
Gastronomia angolana
Fotografias são proibidas
As consequências da guerra civil, que durou mais de 27 anos
Poligamia
Caçar em sumbi
B’nda ou Bunda?

COSTUMES DIFERENTES
FUGINDO DO ÓBVIO
INGLÊS PORTUGUÊS ESCONDIDO

LINKS RELACIONADOS NO PROGRAMA
Rock World Brasil - Radio Online de Daniel Costa
Contato de Daniel Costa
Facebook de Daniel Costa

Duração: 1h24m

SOBRE A LEITURA DE COMENTÁRIOS
Escute o programa Conexão Terra Estrangeira, em que além da leitura dos comentários, também apresenta novidades e temas interessantes além do programa principal. Este programa será lançado na próxima sexta-feira, então corra para comentar aqui no post para dar tempo de seu comentário ser lido no ar. :-)

COMENTE!
Gostou do podcast? Tem dúvidas? Questões? Comentários? Queremos sua opinião! Faça seus comentários no site, no post deste programa! Seu feedback é muito importante para a gente! Vamos ler os melhores comentários e responder durante o programa.

RSS e iTunes
Assine o feed do TERRA ESTRANGEIRA no seu agregador de RSS ou no iTunes. O endereço do feed de nosso podcast é:
http://feeds.feedburner.com/terraestrangeirapodcast

O QUE É O TERRA ESTRANGEIRA?
Terra Estrangeira é o seu podcast internacional sobre viagem, imigração, intercâmbio e turismo. Apresentado por Fabiana Ferlin, Carol Pacobahyba, Julio Samico e Dimitri Kozma.
Escutem, comentem e compartilhem!

Página do Terra Estrangeira no Facebook
Página do Terra Estrangeira no Twitter

Autores: Fabiana Ferlin, Julio Samico, Dimitri Kozma, Carol Pacobahyba

ESCUTAR EPISÓDIO
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3.

Clique no player abaixo para escutar o podcast:

Download do podcast em MP3 aqui

FOTOS EXCLUSIVAS DO EPISÓDIO 
por Daniel Costa

























13 comments:

Anônimo disse...

Gente, quando vi o anuncio do episódio achei que fosse um tema morno para o Terra Estrangeira. Mas vocês foram surpreendentes! O convidado Daniel deu um show! A abordagem, os apartes, os argumentos, as colocações, o papo em si, tudo muito inteligente e bem colocado. Adorei o programa e gostaria de parabenizar a performance dessa equipe: vocês estão cada vez melhores. Congratullations!!!

Anônimo disse...

Muito bom este cara, de onde ele é? como sabe tanta coisa assim? gde Beijo a todos, quero saber mais dele e de Angola...

Danilo Luiz disse...

Olá pessoal do TE! Ouvi este programa com minha namorada e foi bem interessante. Agora podemos dizer que o TE é além de tudo um podcast sobre Geografia/Sociologia hehehe.

Nunca tive interesse na Angola como local turístico, no entanto, já ouvi falar algumas vezes por ser um lugar que se fala português. E parece que um cara que se formou comigo era angolano.

Achei o programa super interessante. Ainda que não tenha despertado a vontade de ir conhecer, deve ser muito útil para quem está em idade escolar e precisar fazer um trabalho sobre a Angola. Sem falar que me pareceu um programa mais completo que o do México e tão detalhado em costumes como o programa da Turquia. Além disso o programa serviu para ver que o Brasil não é de tudo ruim, o que não invalida a minha vontade de sair daqui (e mais especificamente ir para o Canadá).

Uma dica que gostaria de trazer desta vez é em relação à TAG do MP3. Seria legal colocar o nome dos participantes, tema, site, etc.

Um abraço a todos.

nandalimapb disse...

Temos uma dívida social muito grande com Angola e com todos os países africanos afetados pelo tráfico de pessoas na época da escravidão. Portugal e Brasil precisam fazer muito por Angola, ajudá-los a se reerguer... precisamos muito rezar pela paz mundial. Excelente programa!

Carol disse...

Oi! Que bom que gostou!
Obrigada pelo feedback e, principalmente, pelos elogios!
O programa ficou realmente rico com tantas informações e curiosidades!

Carol disse...

O Daniel trabalha com Inteligência de Mercado e conhece muitos países, além de ter morado muitos anos em Luanda.
Ficamos felizes por saber que o programa agradou!
Abraços

Carol disse...

Oi, Danilo!
Desta vez saímos da rota de turismo e focamos a experiência de imigrar (temporariamente, neste caso). Fico feliz que tenha curtido o programa. Nós também adoramos a conversa com o Daniel. Foi muito enriquecedor, apesar de o país não ser exatamente um destino turístico.
Ver a realidade de outros países sempre nos faz pensar sobre o nosso lugar de origem, não é? Desejo muita sorte na sua jornada em busca do sonho canadense!
Quanto à tag, é um ótimo recurso e que pode ser incorporado junto com algumas novidades que estão surgindo. :)
Obrigada pela sua participação sempre cheia de sugestões e observações interessantes!
Abraços.

Carol disse...

Oi, Fernanda!
Não poderia concordar mais com você! Como disse no fim do programa, Angola nos doou tanto, que só por isso vale uma visita. Sem dúvida, se países como Brasil, Portugal e a própria África do Sul ajudassem as pequenas nações africanas, o índice de miséria em lugares como Angola (70%), por exemplo, não seria tão alto.
Obrigada pelo comentário tão pertinente e solidário!
Beijos

Adrea Sanches disse...

Oi Adorei o programa, as fotos, tudo> Gostaria de saber se haverão outros programas falando de lugares tão exóticos, i could die for.... se é proibido tirar fotos, como ele as tirou>>> insano, as informações estão ótimas, um dos melhores, abraços, beijos

Dea/DF-Brasil

Lucas Conrado disse...

Interessante o programa. Nunca pensaria na Angola como tema de um podcast de turismo, intercâmbio e imigração. Os assuntos abordados são interessantíssimos.

Quando estava começando a me animar ir pra lá um dia, três tapas na cara: Não é aberto pra turismo, exige planejamento (descobri que viajar com mochila nas costas e sabendo o básico do básico da cidade é muito mais divertido) e comem muitos frutos do mar. Né por nada não, mas quero distância de comidas que venham da água...

Sobre a música brasileira no exterior, taí uma coisa engraçada. Estava eu num Taco Bell em Santiago do Chile e a lanchonete estava tocando funk carioca. Funk das antigas, menos ruim que o atual. Tocava relativamente alto no sistema de som. Na mesa ao lado da minha, uma família de brasileiros ouvia aquilo calada. No balcão, alguns chilenos, dançando e curtindo a música, como se fosse a coisa mais maravilhosa do mundo. Aí o funk parou e começou aquela música "As mãos para cima/ As mãos para baixo/ Como os gorilas/ UH UH UH UH" e os chilenos adorando!

Ah, sim, o programa é sobre a África. É engraçado, eu estava fazendo uma matéria sobre o Benin lá para o trabalho (sou repórter) e, apurando a matéria, descobri que o país tem muitas características em comum. Isso porque boa parte dos escravos que vieram para o Brasil saíram do Benin. Quando voltaram, os escravos libertos levaram muita coisa do Brasil pra lá, como festas parecidas com nosso Bumba Meu Boi e a arquitetura (tem cidades com casas bem parecidas com as de Ouro Preto, Tiradentes ou Parati). E olha que eles nem falam português, eles foram colonizados pela França.

Será que tem características assim em Angola? Afinal, a colonização também foi portuguesa.

OK, saí totalmente pela tangente no meu comentário. Falei do Chile e do Benin num podcast sobre a Angola. Desculpem!

Mais uma vez, um podcast bem legal e informativo. Ah, e agora a vinheta ficou bem mais "entendível".

Grande abraço a todos e espero mais programas sobre o maior número possível de países. Se aceitarem sugestões, queria programas sobre a Rússia, o Uruguai e a Argentina. Talvez quebre um pouco da impressão ruim causada pelos meus problemas no aeroporto.

Lucas Conrado Silva
24 anos, repórter,
Rio de Janeiro (RJ)

Lucas Conrado disse...

Preciso fazer comentários menores, eu sei!

Lucas Conrado disse...

Na verdade, o Brasil já faz. Existe um programa da ONU chamado Cooperação Sul-Sul onde os países em desenvolvimento promovem intercâmbio cultural, científico, político e tecnológico. Nos últimos anos, Brasil, India, China e África do Sul ganharam um papel de liderança na Cooperação.

O Brasil desenvolve programas em 40 países africanos, um deles é a Angola. =)

Unknown disse...

Opa pessoal to baixando para ouvir
daqui pra frente fica complicado pra eu comentar
os estudos estao apertando no cursinho
abraços

Postar um comentário